domingo, 24 de setembro de 2017

Memória dos nossos dias

Foi num domingo que eu li uma crônica do Antônio Prata, chamada Recordação.
Numa conversa dentro de um táxi, o passageiro ouve o taxista relatar a perda da esposa e a tristeza por não ter uma foto dela. A indignação é instantânea, nenhuma foto?
Ao que o taxista lhe responde que ele tem sim fotos, inclusive um álbum, mas são fotos em que ela, a esposa, não é ela. Fotos produzidas, cabelo com penteado e o que ele queria mesmo era uma recordação trivial, corriqueira. Queria mesmo era uma foto dela de avental, por fim diz.

Foi uma crônica que ficou em mim. Tanto que, em uma carta que escrevi recentemente, falei sobre ela e não é que minha destinatária também conhecia a história e gostava muito dela?!

Há muito que já deixamos os filmes kodak e fuji para trás. Só por gosto e hobby que algumas pessoas os usam.
A facilidade da fotografia digital deveria mesmo nos proporcionar essa recordação: fotos do cotidiano, espontâneas, sem arranjos e produções.

E há um movimento para estimular esse tipo de foto do dia a dia.
Conheço uma joaninha que retrata a memória dos nossos dias de uma doce maneira!

Quero também deixar um link para você se inspirar entre fotografar e escrever sobre essas memórias.

Aqui: savethelove.com.br

E vou mostrar o que tenho feito por aqui, no nosso dia a dia.









Fotos do Bernardo, entre estudos e árvores.


Passeio com o cão e aqueles bons momentos no banco da praça




Júlia ao perceber que eu a fotografava: "Você não fez isso?
Sim, eu fiz.
O que as pessoas vão pensar ao me ver estudando com esse rolinho de passar nas roupas?
O mesmo que eu: Nossa que estranho, porque será que esta menina estuda com um rolinho de tirar bolinhas e fiapos das roupas?


Nesse momento ela caiu na risada e atirou para longe o tal rolinho!
















7 comentários:

  1. Ana Paula, tu sempre encontra coisas lindas! Adorei o carinho e também o link. E não podemos deixar de jeito algum que nossas famílias fiquem sem fotos...E devem ser daquelas bem naturais, sem rebuscamentos, assim como é o dia a dia. Adorei...EW tuas fotos estão lindas e as carinhas das "crianças" uns amores. Julia com seu sorriso maroto... O que fazia aquele rolinho ali? rs...Cada uma! Hoje mesmo acabei de fotografar Neno e Marina brincando de pijamas, montando pecinhas de madeira.Pode? Muito legal sempre tudo por aqui! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana é tão bom vir aqui pq a gente aprende tanto, voa, brinca, se emociona. E é bem verdade a gente por vezes esquece de fotografar os momentos triviais, eu amo fotografia, e cada vez mais antenada nos posts olhares de natureza e céu da Chica, sempre que posso fotografo uma flor, atenta ao meu jardim, ao brincar da Alice. É viver a vida e registrar o amor.

    ResponderExcluir
  3. Que lindas fotos!
    O riso maroto da Julia no final foi a cereja do bolo!
    Belas recordações de um tempo que passa tão rápido...
    Linda crônica.
    Ótima semana pra você
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. lindas fotos! Adoro fotos assim, sem que as pessoas fiquem posando. Espontâneas.
    Viajei recentemente, e minhas fotos de viagem receberam tantos elogios (até de gente que só é meu amigo no facebook, e me abordou na rua para elogiar) que realmente estou acreditando que ficaram boas. E na maior parte do tempo, eu nem parei: ia passando, vendo e fotografando na passagem.

    ResponderExcluir
  5. Adorei estas fotografias do dia a dia.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Belíssima reflexão inspirada no Mario, grande escritor e belíssimas fotos. Parabéns! Não achei no teu espaço a galeria do seguidores para te seguir e acompanhar tuas postagens! Abraço amigo, amiga! Laerte.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana, sabe que sou sua fã incondicional, rsrsrsr! Lindas capturas, visitei o link, bem original. Eu gosto muito de fotos naturais, espontâneas... não sou afeita a imagens muito montadas, que me parecem mais esconder do que revelar. Sou a favor de inúmeros clique s com a facilidade da digital e depois, selecionar as melhores capturas.
    Muito linda sua seleção de fotos... que continuemos assim, adeptas ao natural, que mais nos aproxima do real. Abraços!

    ResponderExcluir