quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lua sem Neil Armstrong


Além de perder o homem que comandou a primeira missão lunar tripulada e o primeiro a pisar no solo da Lua, o mundo perdeu neste final de semana o melhor fotógrafo da Apollo 11.
Neil Armstrong, que desembarcou da espaçonave com a câmera sueca Hasselblad, registrou a presença humana no satélite fazendo 77 fotografias em cores, várias delas mostrando seu colega Buzz Aldrin trabalhando.
Depois de produzir outras belas imagens durante a meia hora em que ficaram no satélite, Armstrong entregou a câmera a Aldrin, que fez mais 45 fotos: nenhuma delas mostrava seu companheiro.
A única imagem em boa resolução da presença de Armstrong na Lua é uma em que ele mesmo tirou e aparece refletido no capacete de Aldrin.
O astronauta também aparece caminhando em fotos feitas de maneira remota por uma câmera de 16 mm que estava montada dentro do módulo lunar. As imagens de TV, feitas por uma câmera acoplada ao exterior da nave, são todas de baixa qualidade.
As 122 fotos feitas pela dupla foram todas re-escaneadas e legendadas neste ano e estão disponíveis no site www.hq.nasa.gov/alsj/a11/a11_eva_thumbs.html. A Hasselblad 500 EL com filme de 70 mm usada para as fotos foi deixada na Lua.
As imagens de Aldrin são de pior qualidade que as de Armstrong, mas o que ele mais lamenta é não ter tirado nenhuma foto do companheiro.
"Eu me senti muito mal por isso, e agora as pessoas dizem que foi de propósito", disse, em depoimento a James R. Hansen, que biografou Armstrong no livro "First Man"( Primeiro Homem ). "Eu estava intimidado pela enormidade da situação."
Armstrong, porém, não parecia lamentar a falta de registro visual de qualidade sobre seu "pequeno passo" na Lua. "Não acho que Buzz tivesse qualquer razão para tirar foto minha. Sempre achei que ele era, de longe, o mais fotogênico da tripulação."

Reportagem de Rafael Garcia para o jornal Folha de S.Paulo
segunda-feira, 27 de agosto de 2012 C7

3 comentários:

  1. Interessante esse texto. Um fato desses e não tem o devido registro? Por isso nós andamos SEMPRE munidas...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Todos lhe devemos um pouco da capacidade de sonho que ainda hoje possuímos.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula, muito boa a sua iniciativa de "puxar nossas orelhas" para um marco tão importante. Gostei muito da postagem e reaprendi os adormecidos valores.
    Beijo
    Manoel

    ResponderExcluir